segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Menino do Pijama Listrado

Bom, eu acabei de ler recentemente "O Menino do Pijama Listrado". É um belo livro, simples e curto, que deixa suspense em cada capítulo, pois apesar do foco narrativo ser narrador-observador, é escrito a partir da visão de um menino de nove anos que nada sabe sobre os nazistas contra os judeus.
Ele teve que se mudar para Haja-Vista porque o pai, cujas atividades são pouco esclarecidas para o menino, teve que se mudar a trabalho.
Bruno, o garoto, adora explorar coisas novas, mas a casa em Berlim era muito melhor e o garoto está morrendo de tédio.
Até que cada vez mais é despertada a curiosidade de pessoas de pijamas do outro lado de uma cerca próxima à sua nova casa, e em uma de suas andanças pela cerca Bruno descobre um menino chamado Shmuel, com pijama listrado e do outro lado da cerca. Com o passar dos dias, que se tornaram meses, que se tornaram um ano, a amizade de Shmuel com Bruno se torna tão intensa que o leitor torce a cada capítulo para que nunca acabe. Mas, se tratando de um campo de concentração, isso não será tão fácil.

2 comentários:

  1. o que é foco narrativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a forma como é contada a história, por exemplo, se quem narra a história participa dos fatos ou é apenas observador.

      Excluir

Obrigada por manifestar sua opinião, ela é muito importante para o blog! Beijos e continue participando!