terça-feira, 9 de agosto de 2011

Organizando a Rotina

Hoje foi a entrega de mais um trabalho, este era de História. Acho que tão velhos quanto a própria instituição, os clichês colegiais como "me esqueci", "deixei em casa", ou a antiga cola (agora também disponível com ctrl+c e ctrl+v) estavam presentes. Confundir a pasta azul-turquesa com a verde e ter que entregar o trabalho duas semanas depois com a metade do valor ou ter sido vítima de um extravio pela mãe são algumas das muitas histórias encontradas nas salas de aulas.
Algumas até fogem da noção normal de crédito à inteligência do professor e mesmo assim são muito repetidas, como "meu cachorro comeu a lição de casa". Para que a probabilidade de ocorrência de fatos como esse diminua, selecionei algumas dicas que considero importantes relevar.

1. Determine em qual ambiente você vai guardar seu material, como por exemplo gavetas do escritório ou a escrivaninha do seu quarto. Deixar livros e cadernos na despensa, no seu quarto e na mesa da sala ao mesmo tempo pode causar uma confusão enorme.
2. Organize uma tabela com a sua semana; não apenas com as matérias de cada dia, mas também com todas as atividades extracurriculares.
3. Evite fazer temas de última hora. Se você recebeu uma tarefa para daqui a duas semanas, que tal já começar? Se for fazendo aos poucos, na véspera não precisará correr como um louco. Além da tranquilidade, a antecedência pode ser uma grande aliada quando surgem imprevistos.
4. Se sua memória não é confiável, coloque etiquetas no caderno de cada matéria. É normal quando aparece uma linha de cadernos legal você querer comprar, tipo, cinco cadernos quase idênticos, por exemplo, em um caderno o Snoop está lendo jornal e em outro ele está lendo um livro.
5. Preste atenção na aula, pois será mais fácil estudar depois. Se não souber o que cai na prova, vai ter que aprender tudo em bem menos tempo. Mas, se estiver afiado na matéria, você no dia em que for estudar só vai dar uma revisada no conteúdo.
E atenção! Eu mesma acabei de dizer que antecedência é ótimo pra imprevistos que possam surgir (o que se aplica em várias partes da nossa dia, tipo pra comprar presente no Natal antes que o shopping lote). Mas é legal estudar pouco tempo antes da prova, porque você pode se esquecer de algum detalhe crucial.

Espero que me desculpem pelos números serem pretos, eu coloquei umas cores lindas, mas não aparecem quando eu publico o post! #aiqueraiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por manifestar sua opinião, ela é muito importante para o blog! Beijos e continue participando!