segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Zumbis

Já faz um tempão que fiz uma enquete aqui no Semanas Voadoras perguntando o que o pessoal aí de casa queria um post sobre zumbis. Enrolando, deixando pra depois, fazendo outros posts, indo viajar, e a enquete lá, firme e forte. Só agora eu tirei :-/

A fonte é a Mundo Estranho de Dezembro de 2010, nº 106.

O INÍCIO DA LENDA 


Onde tudo começou
O vodu é uma religião bem comum em ilhas do Caribe, principalmente no Haiti.
Os bokos são feiticeiros do vodu, e eles seriam capazes de ressuscitar cadáveres e, fazendo-os voltar a vida, os mortos se tornavam escravos eternos dos bokos.

Pirlimpimpim*
A ciência explica a magia dos bokos. É um pó venenoso.
Anote a receita: ossos humanos pulverizados; lagartos; carcaça de um sapo venenoso chamado Bufo Marinus; verme aquático Polychaeta; dois peixes marinhos (entre eles um baiacu, que contém uma neurotoxina). Tudo isso é grelhado e depois triturado num pilão.

A "morte"
O pó é aplicado às escondidas, nas costas ou no calçado. A neurotoxina do baiacu é absorvida pela pele e afeta o sistema nervoso, causando paralisia e perda de consciência. Então surge a morte aparente.

Voltando à vida
Depois do enterro, o boko vai até o cemitério para "reanimar" o corpo do morto. Quando isso acontece, o feiticeiro convence a vítima de que agora é um zumbi e, portanto, seu escravo. Ainda confusas, muita gente cai na lábia do boko.

Como o Haiti foi o primeiro país das Américas a abolir a escravidão, em 1794, os grandes fazendeiros usavam os mortos-vivos como substitutos dos escravos.

COMO PEGAR 

Há uma teoria de que o vírus da ordem Mononegavirales, transmitidos por carrapatos da família Ixodidae e roedores urbanos, seria o culpado da epidemia.
Cuidado com mordidas. Fluidos dos zumbis como a saliva, por exemplo, conteriam o tal vírus.

                                   
                                      TRANSFORMAÇÃO

2 horas - febre, dor de cabeça, calafrios

24 horas - coma profundo, semelhante à morte, pulsação e respiração diminuem aos poucos

30 horas - já virou zumbi completo e só pensa em uma coisa: carne humana!

.... E DETERIORAÇÃO

No começo de sua vida pós-morte, os zumbis adquirem manchas e feridas abertas, e as bactérias aproveitam!

As partes com cartilagem, tipo nariz e orelhas, apodrecem e caem. Acontece também com dedos das mãos e pés

Alguns ossos ficam expostos. Muitos perdem partes dos braços, alguns dentes e até os olhos.


                                                                ANATOMIA 

> Os mortos-vivos têm miopia grave e veem tudo em preto e branco. Não escutam direito, mas seu olfato é  bem apurado: conseguem farejar à quilômetros.

> Eles não respiram, então dispensam hemoglobina, pigmento que transporta o oxigênio no sangue e dá a ele cor vermelha. Por conseguinte, o sangue dos zumbis é escuro e grosso. O coração não pulsa; a circulação ocorre por meio de contrações musculares do corpo

> Suas células nervosas conseguem se regenerar. Eles também conseguem reparar danos na coluna vertebral, por exemplo.

> Logo depois de virar zumbi, a pele começa a se deteriorar. Vai engrossando, parecendo couro, e começa a apodrecer. Já as fibras musculares tornam-se mais concentradas e ficam consistência de corda de náilon. É por isso que eles são fortes.

> A boca deles se modifica bastante. A mordida fica bem forte e pode até quebrar um crânio. Por sua vez, os dentes normalmente caem.

COMO SOBREVIVER A UM APOCALIPSE ZUMBI


  • Não seja pego de surpresa. Fique atento às mídias sociais e imprensa. Ocorrências policiais envolvendo mordidaas ou seres desfigurados? Podem ser indícios.
  • Confirmado o surto, vá ao supermercado comprar muita água, comida em lata, pilhas, lanternas, remédios e algo que possa ser usado para se defender, como facas. Se tiver + de 18, compre armas de fogo.
  • Os centros urbanos, mais populosos, oferecem maior chance da epidemia se espalhar. Fuja para um lugar isolado, como uma casa no campo. Se você não puder ou for tarde demais, fique em casa mesmo.
  • Uma vez dentro de um refúgio, reforce as janelas e faça barricadaem todas as portas. Mas mantenha um lugar para observar os arredores. Não saia e não deixe ninguém entrar, mesmo que seja um parente ou conhecido, porque qualquer um que for mordida por um zumbi se tornará um.
  • Seja paciente. Fique de olho nas notícias pra ver se o surto já passou, arranje um passatempo (tipo cartas ou sudoku), racione a comida.
  • Se por acaso você tiver que sair de casa, cuide se há indícios de que eles estão por perto. Como são lentos, correr é uma boa saída. Fique em lugares abertos para evitar ser encurralado.
  • Para se livrar de zumbis, bom é estourar seus miolos. Mas como é um tiro difícil de acertar, primeiro imobilize-os dando um tiro nas pernas e depois sim acerte o crânio. 
  • Você não tem arma de fogo? Bom (pois elas são barulhentas). Sempre tenha consigo um machado ou algo do tipo. Você não corre o risco de ficar sem munição, mas a proximidade maior oferece riscos
  • Não se esconda num carro sem combustível ou chaves. Os mortos-vivos são fortes e quebram os vidros com facilidade
  • Nada de usar fogo para matar um deles. Ele vai continuar seguindo-lhe (e espalhando chamas pelo caminho)

*Para os leitores estrangeiros, Pirlimpimpim era um pó teletransportador de um livro que virou série de TV, o Sítio do Pica-pau Amarelo.

Gostou? Ótimo, porque escrever tudo isso deu um trabalhão.
Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por manifestar sua opinião, ela é muito importante para o blog! Beijos e continue participando!