terça-feira, 14 de junho de 2011

A História de Chiquinho

O livro Adoráveis Companheiros - Histórias Singelas, da Razão - bureau editorial, é uma coletânea das histórias recolhidas pela Carmen Suita, que, como disse a neta Deise Costa, foi anotando crônicas deliciosamente suaves de vizinhos, amigos, conhecidos... Para vocês, com todos os créditos que dei na introdução, uma das histórias do livro. P.S.: A editora Razão é de Porto Alegre, cidade onde eu nasci e sempre morei. Então por isso que nem no Google não encontramos algo sobre o livro!
A história de Chiquinho
Chiquinho é um vira-lata de médio porte, de mais ou menos dois anos, de pelagem curta, na cor preta e com algumas manchas marrom pelo corpo e brancas nas orelhas e patinhas. E com a carinha mais linda do mundo dos cães!
Sua atual proprietária contou-me a triste história de Chiquinho. Estavam veraneando em sua residência no litoral e, numa certa tarde, ela e uma amiga conversavam na frente da casa quando um cão atravessou a rua caminhando com muita dificuldade. Estava num estado lamentável de magreza. Ambas pegaram o animal e o examinaram: uma das pernas estava amarrada com uma tira muito suja e ao tirarem o pano notaram que estava grudada e que cheirava muito mal. Seu marido, que chegava naquele instante, sugeriu que seria melhor levá-lo ao veterinário, e assim foi feito. O médico, depois de examiná-la, constatou que não era possível fazer um tratamento para recuperar a pata, devido ao estado de infecção: ou sacrificava o animal ou amputava a patinha. Optaram por fazer a amputação. No terceiro dia após a cirurgia, ela foi ao hospital para ver como era seu estado físico, pensando aonde iria colocá-lo. E foi grande sua surpresa, pois assim que chegou ao alojamento o cão veio em sua direção e pulou nas suas pernas, sacudindo o rabinho com muita alegria, como se a conhecesse há muito tempo. Ela ficou tão comovida ao ver o cão com um olhar tão afetuoso, que o adotou naquele momento, dando-lhe o nome de Chiquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por manifestar sua opinião, ela é muito importante para o blog! Beijos e continue participando!